Perguntas frequentes

O que é a Orped?


A Orped é uma empresa angolana que nasceu para criar, organizar e realizar eventos desportivos. ORPED significa "Organização e Promoção de Eventos Desportivos". Nasceu aos 20 de Outubro de 2014, com foco na organização e promoção de eventos desportivos com grande ênfase para o ciclismo. Na altura urgia a necessidade do nascimento de uma empresa do género com o objectivo de impulsionar o ciclismo angolano a nível nacional e internacional. Desde então e até a data, organizamos várias corridas de ciclismo tendo recebido um retorno positivo de todos os envolvidos e do publico em geral. A organização e promoção de eventos desportivos é feita para que tudo corra perfeitamente. Quando pensamos em organizar a palavra de ordem é o planeamento. Para começar a planear é preciso levar em conta os objectivos, o perfil do evento e o tamanho dele. Também é importante pensar em todo o cronograma antes de pôr a mão na massa. Desta forma sentimos a necessidade do retorno do investimento aos patrocinadores, que nos dias de hoje acaba se tornando cada vez mais difícil a fidelização com as diferentes modalidades existentes no país. O projecto Orped procura posicionar a sua marca num nível de notoriedade e reconhecimento enquanto referência de qualidade e inovação na actividade em que se insere fazendo com que se permita criar visibilidade e resultados a curto prazo, quer pelas provas desportivas que realizamos quer pelo serviço informativo necessário a cada evento. Quem nos visita, seja atleta, director desportivo, director de prova ou mero entusiasta cuja cobertura seja feita por nós terá acesso a toda informação necessária incluindo os resultados em tempo real.




O que é o Torneio?


O primeiro Torneio Orped em ciclismo foi realizado de 16.01.2019 à 29.09.2019, e teve como vencedor o consagrado ciclista angolano Igor Silva da equipa de ciclismo Jair Transportes da província de Benguela. Há vários anos pensávamos em realizar e organizar uma corrida que juntasse o maior número de ciclistas, adeptos e entusiastas e finalmente conseguimos. O Torneio foi disputado juntando 6 Grandes Prémios, cada um com 2 etapas seguidas, com 6 patrocinadores diferentes que que deram suporte ao GP ACT, GP Marsad, GP Congele, GP Edilson Castro, GP Tchaco e GP Orped. Quatro corridas foram realizadas em Luanda e 2 em Benguela. Durante 9 meses os ciclistas foram somando pontuação em cada uma das provas nas diferentes categorias nomeadamente, categoria juvenil, cadete, júnior, sub23, elite, master 30, master 40, master 50 e feminino e no final os vencedores foram os ciclistas que conseguiram acumular o maior número de pontos. Juntando a isso havia a pontuação geral que juntava todas as categorias e quem acumulasse mais pontos seria o vencedor do torneio. O sucesso da prova fez com que o ano de 2019 se tornasse num dos mais competitivos dos últimos anos. ​

No mesmo ano criamos uma parceria com o Banco BCI - Banco de Comercio e Indústria, para o patrocínio exclusivo da 2º Edição do Torneio Orped, que se passaria a chamar-se Torneio Orped BCI. Trabalhamos afincadamente para a realização do maior Torneio disputado em provas por etapas realizado em Angola. No dia 29 de Fevereiro de 2020 demos o tiro de largada, e foi o maior sucesso. Em Março de 2020, a pandemia do Covid 19 se alastrou pelo mundo incluindo o nosso país e até ao momento muitos eventos desportivos foram cancelados, alguns sem data de regresso. A partir de Janeiro de 2021 quase 1 ano depois as restrições começaram a diminuir e começamos a trabalhar para trazer de volta a competição, tendo como base o novo propósito de vida e sempre dentro das normas de segurança e saúde que se vive actualmente pelo mundo. A 2ª prova esta marcada para 27 e 28 de Fevereiro de 2021.




Como posso me inscrever?


A inscrição para participar em corridas de ciclismo passou a partir de 01 de Janeiro de 2021 a ser obrigatória, e deve ser feita nas Associações Provinciais de Ciclismo. Luanda conta com inscrição online que pode ser feita no separador APCIL aqui no site. As associações remetem atempadamente as inscrições a Orped e emitem o cartão de associado que deve ser apresentado antes da partida aos comissários da corrida.




Como é feita a cronometragem?


O nosso transponder, o ActivePro V2 tem uma precisão de 0.001 s a uma velocidade de até 150 km/h com leitura 3D, e uma autonomia de 5 anos. O ActiveMotor, para desportos motorizados, possui uma precisão de 0.004 s com uma velocidade máxima de até 250 km/h e vida útil de 3 anos. Com esse sistema, agora é muito mais fácil fazer os split times e com localização GPS teremos sempre a certeza se o ciclista fez a viragem ou não com a track box durante uma prova de estrada. O mesmo chipe que dará o tempo final, depois de activado informará a localização exacta do ciclista durante a prova. A localização pode ser visualizada online por qualquer pessoa. Se no carro do director de prova ou das equipas colocarmos uma track box todos os ciclistas que se encontrarem a um raio de 50 m a 100 m começarão a transmitir a sua localização automaticamente. Com um simples clique enviaremos instantaneamente e-mails ou SMS com todos os detalhes da classificação para os participantes.




O teste de Covid19 é obrigatório?


Sim, todos os ciclistas e o staff envolvido deve fazer o teste de COVID19 e apresenta-lo aos comissários da corrida em todas as etapas.




Como posso obter um chipe?


Para os novos ciclistas o chipe deve ser obtido obrigatoriamente apenas depois da inscrição na APCIL. A primeira compra, o "Kit de Competição" deve ser feito no separador loja que inclui o chipe, o suporte do chipe, a placa da bicicleta o suporte da placa e alfinetes. Para os ciclistas que ja estejam inscritos e ou cederem ou perderam o seu chipe, devem efectuar a compra do "Chipe com suporte" se ainda tiverem em sua posse o dorsal e a placa da bicicleta, artigos que tamém podem ser adquiridos em separado.




O que é a camisola do lider?


A famosa camisola amarela usada em corridas como a volta a França desde 1956, simboliza o líder de qualquer corrida de ciclismo e leva com ela em todas as etapas o logótipo do patrocinador principal e ou oficial. No torneio seguimos a risca todas as regras para cumprirmos com as normas das competições internacionais, e no acto de premiação apôs cada prova, o líder veste a sua merecida camisola e usa em todas as etapas que se seguem se manter a sua liderança após cada etapa. Na 2ª edição com o patrocínio oficial do Banco BCI queremos proporcionar uma maior disputa adicionando outras camisolas para os lideres de todas as categorias.




Como é feita a premiação?


A premiação de cada corrida é feita em prémio monetário, taças ou troféus e medalhas para os 3 primeiros classificados de cada categoria. Sempre que possível cada ciclista recebe um gift que vai desde material de merchandizing bem como qualquer outro produto. Os troféus e medalhas são sempre feitos antecipadamente e são desenhados por nós, na maioria dos casos transmitindo algo imponente digno do evento.




Como assistir as corridas?


O ciclismo é um desporto de rua, onde ninguém tem de se dirigir aos estádios, é um desporto onde existe um contacto muito directo entre o cidadão e o ciclista que pode ser fotografado em qualquer lugar. As corridas dentro das localidades são a prova disso. É um desporto que não se paga ingressos, é só parar o carro, descer do prédio, olhar pela janela e lá estão os ciclistas a passar. O publico que aflui a rua é enorme, pese embora algumas provas sejam realizadas fora das localidades urbanas, nas estradas nacionais nos muitos e muitos quilometros que ligam uma cidade a outra em alguns casos.




Onde ver os resultados?


Desde a nossa criação, investimos tudo que ganhamos para atingir a excelência e se tornar uma empresa de referencia no ramo do desporto. Actualmente usamos o sistema mais avançado de cronometragem que permite que cada atleta possua o seu chipe único e intransmissível e pode ser usado todo ano sem a necessidade de pré inscrição. O sistema de fabrico alemão é tão fiável que até hoje temos uma leitura 100% perfeita sem qualquer margem para erro. É o mesmo usado pelas grandes corridas do pelotão profissional mundial e certificado pela UCI – União Internacional de Ciclismo. Normalmente dependendo da localidade os resultados são colocados ao vivo conforme os ciclistas vão efectuando a passagem pela meta ou por outro ponto de controlo. No final todos os resultados podem ser verificados no separador "Resultados" durante muitos anos.




Como é feita a segurança da corrida?


Para nós a segurança está ao mesmo nível do horário de partida de cada prova. NÃO PODE FALHAR. Para isso contamos com o INEMA, Policia Nacional e com os Amigos da Picada. Em todas as corridas são mais de 15 motorizadas com pessoas bem experientes ajudando a policia nacional a coordenar o transito, a televisão a filmar, e o Inema a intervir rapidamente, tudo para garantir que a prova siga o curso normal sem que acidente algum aconteça.





BCI_banner.jpg
BCI_banner.jpg

Rua 21 de Janeiro Junto a SPRI - Gamek

Luanda - Angola | Tel: +244928556784 info@orpedangola.com

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
2014/2020 - Orped Angola ©